23/07/2012

Resenha: Equinócio, A Primavera de Lu Piras


A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam. 

Título: Equinócio: A Primavera
Autora: Lu Piras
Gênero: Romance, Ficção
ISBN: 9788564469815
Nº de páginas: 440
Editora: Dracaena
Edição:
Ano: 2012

Olá Fulanas, hoje venho trazer a resenha do livro Equinócio. Eu o li recentemente e quero dividir com vocês a minha opnião.

Como algo que parece tão certo pode ser errado?

Essa é a pergunta que me fiz durante toda a leitura. Um amor tão puro como o de Clara e Nate, pode ser errado? Mas, antes, vamos começar do início.

Clara é uma jovem estudante de medicina, moradora do Rio de Janeiro, minha Cidade Maravilhosa. Vive com sua irmã Olívia; uma menina adorável, doce e cativante, apaixonada pelas estrelas. O pai Maurício; um renomado cientista inconformado com a morte da esposa. E a governanta Maria; gentil, amorosa e com cheirinho de mãe. Clara leva sua vida cotidiana como qualquer carioca, até que o seu pai desaparece misteriosamente.

No decorrer da trama, Clara descobre que o desaparecimento de seu pai, não é mera obra do acaso. É quando seu anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) entra em sua vida e muda seu mundo completamente.
Maurício nunca se conformou com a morte da esposa e durante anos tentou criar uma forma de trazê-la de volta. Quando finalmente estava perto de obter êxito na fórmula da perpetuação da vida humana (criônica), Nate aparece alertá-lo a não ir contra a ordem natural, dos perigos envolvidos, pois isso resultaria na destruição da humanidade. E esse é o objetivo dos renegados (anjos caídos) que o sequestram e o obrigam a terminar a experiência.

Com todos os recentes acontecimentos sobrenaturais, Clara tenta aparentar viver normalmente, pois não quer envolver seus amigos nos perigos que cercam sua vida.
Uma das infinitas qualidades da Clara, proteger os amigos. Por mais que queira compartilhar seus anseios com sua melhor amiga, a sempre carismática, exuberante e nada modesta Christiane, ela retém tudo para si, para proteger a amiga. E ainda consegue acompanhar Chris nos preparativos do seu casamento com Gustavo. A avoada Jéssica e seu namorado, o misterioso Marcus, fecham o grupo de amigos, tão unidos como uma família.

Outros personagens recheiam esse romance. Temos os três esquisitos, os pagãos, como seus “colegas” de faculdade os chamam. Wotan, Ahriman e Lug. Com o tempo, Clara percebe a origem dessa esquisitice.
 Jonas o caubói do asfalto, no melhor estilo James Dean, é o amigo; ou deveria dizer inimigo?; de infância da Clara. Ele é filho do dono do famoso laboratório no qual o pai de Clara trabalha. Jonas é o típico arruaceiro que, aparentemente, não se importa com nada, aparentemente. E Rodrigo, irmão de Marcus, que é inimigo declarado de Jonas. Ambos envoltos em mistérios, que estou ansiosa para desvendar no próximo livro da Lu.

E em meio a toda essa turbulência o amor de Clara e Nate vai se intensificando a ponto de nenhum dos dois poder, nem querer, negar esse amor. Mas eles não podem viver esse amor de forma plena, pois Nate é um anjo e seus encontros, praticamente, só acontecem em sonhos. Os sonhos mais perfeitos e lindos que alguém poderia sonhar. Praia, céu e estrelas são as testemunhas desse amor.
A cada sonho eu sonhava e a cada despedida eu chorava. E até agora a pergunta de Clara rodeia meus pensamentos.

​“Quanto de tempo pode caber numa despedida? E quanto de saudade?

Há um único meio de Clara e Nate ficarem juntos. Mas essa decisão tem um preço alto, muito alto. Enquanto espero pela decisão no próximo livro, fico ouvindo as sábias palavras de Josh Groban na música Let me fall, e espero que a Clara também as ouça.

Equinócio entrou para a lista dos meus livros favoritos. Um romance açucarado, sim, mas sem melodramas. A Lu soube explorar muito bem todos os temas expostos no livro. Não se perdeu entre o natural e o sobrenatural, mas soube balancear esplendidamente os dois. Equinócio é o início de uma série que venho para ganhar seus corações e habitar para sempre em seus sonhos.

Há coisas que eu não poderia deixar de elogiar, como a capa belíssima, a escolha da fonte, a pena no início de cada capítulo e as inúmeras citações literárias e musicais. São pequenos mimos que fazem a diferença. Mostram todo o cuidado e dedicação para nos presentear com uma obra que encante não só os nossos corações, mas também os olhos.

E não poderia deixar de agradecer a Lu por me proporcionar sonhar esse sonho. Por todo o carinho que ele tem por nós, leitores. Meu livro e marcador autografados que eu vou guardar com muito carinho e daqui a algum tempo, vou me sentar no Arpoador lendo o livro, olhando para o Cristo e sonhando com o Nate.

Uma dica para quando forem ler, entrem no site da Lu e escutem a playlist. Sim, faz toda a diferença *-*

E mais uma coisa. Jasmim virou minha flor preferida ;)
Lu Piras, por ela mesma.

Nasci em 1980 e sou aquariana.
Sou advogada (por que com 17 anos não dava a mínima para teste vocacional) e não exerço.
Em 2009 fiquei reclusa em meu quarto escrevendo Equinócio.
No mesmo ano, decidi seguir a minha vocação na literatura e ingressei na Escola de Comunicação da UFRJ, no curso de Produção Editorial. Descobri o "mercado" literário por trás do escritor e, mais do que isso, que meu sonho é maior que mim mesma. E é por isso que escrevo e que quero fazer isso para sempre.





Onde comprar: Livraria Cultura 

Espero que gostem ;*

6 comentários:

  1. Kezia!
    Eu estou muito curiosa por Equinócio. Especialmente porque tenho uma afinidade com histórias de anjos e quero ver como a Lu desenvolveu seu livro! Ler sobre ele sempre aumenta minha curiosidade!


    Beijo, beijo!
    Boas leituras!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Nine, eu também sou apaixonada por anjos.
      E Equinócio é perfeito demais. Leia que você não vai se arrepender *-*

      Beijoos!

      Excluir
  2. Kezia,

    Suas palavras me emocionaram muito. Na verdade, não apenas a escolha cuidadosa das palavras, mas o sentimento que transmitiu com elas. Você realmente viveu a história e se tornou uma personagem dela, como a Clara, a Cris, a Olívia... você já é da família, hehe! *-*
    Saber que você se envolveu, que ouviu a música, que sentiu o perfume, que deixou que Nate entrasse na sua vida, é o melhor presente que eu poderia receber como autora.
    Obrigada demais por esse presente, Kezia.

    Beijocas,

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com suas palavras. E realmente já me sinto da família. Acordo de manhã e espero a Maria aparecer com panquecas para mim e a Olívia me chamar para ver as estrelas hehe *-*
      Enquanto espero por Polaris vou sonhando de novo e de novo com Equinócio.

      Excluir
  3. Amei a resenha. Isso me dá a certeza do quão incrível o livro é e aguça mais ainda minha curiosidade, rsrsrs. Espero tê-lo em mãos logo.

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar. Pode ter certeza!
      Obrigada pela visita.
      Beijinhos!

      Excluir

FULANA ROSADA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.